ENEM 2018 – Datas, Regras e Mudanças

Enem 2018

Novidades importantes sobre ENEM 2018

 

Prof. Esp. Deivison da Silva e Silva

E-mail:contato@profdeivison.com.br

Na edição passada do ENEM nosso blog escreveu sobre as mudanças realizadas na edição 2017 confira aqui. Hoje estamos trazendo informações relativas ao ENEM 2018.

O ano 2018 está ai, e os estudantes que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio já aguardam o tão esperado edital Enem 2018 e as datas das provas.  Depois das mudanças realizadas na edição 2017 é natural ficar apreensivo e de olho nas informações da edição 2018.

 

Enem 2018

 

Edital ENEM 2018

 

Edital Enem 2018

 

Os alunos que desejam participar da edição do ENEM 2018, devem ficar bem antentos ao edital que será lançado em breve. Nele os alunos encontrarão todas a informações relativas ao processo seletivo, como: data, taxas e regras. Tomando como base as ultimas edições do ENEM, espera-se que o edital seja publicado no final da primeira semana de abril.

 

Semelhantemente como aconteceu nos anos anteriores, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou nesta terça-feira (27) que o Enxame Nacional do Ensino Médio terá “aperfeiçoamentos”. O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que o MEC não divulgará partes do edital antes do lançamento oficial, que ocorrerá dia 21 de março.

“Nós só vamos divulgar todo o conteúdo do edital e as informações para o Enem em 21 de março”, afirmou o Secretário de Educação.

 

Principais mudanças ocorridas na edição 2017

 

Mudanças Enem 2018

 

Taxa de Inscrição

Umas das mudanças ocorridas na edição 2017 foi a alteração da taxa de inscrição do ENEM, que  passou de R$ 68,00 para R$ 82,00. Essa mudança foi um dos itens que mais causou polêmica entre os participantes. E não parou por aí, outra alteração que ocorreu foi, para solicitação de isenção.

Na edição de 2017, para obter isenção da taxa de inscrição, não bastava apenas preencher a autodeclaração. Agora, é preciso informar no ato da inscrição o número de Identificação Social (NIS).

 

Dias de aplicação das provas

Essa foi uma das mudanças que mais cousou surpresa para os alunos, que aguardavam ansiosamente as novidades.  Em 2017, o exame passou a ser aplicado em dois domingos seguidos — 5 e 12 de novembro.

Outras modificações apresentadas pela Portaria n° 468 foram:

  • o Enem deixa de ser um Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • fim do ranking do Enem por escola.
  • quem não comparecer para a realização das provas após obter a isenção de pagamento perde a gratuidade para a próxima edição;
  • cadernos de questões personalizados — contendo nome e número de inscrição dos participantes;

 

Datas do ENEM 2018

Segue abaixo o cronograma ta tão aguardada prova do ENEM 2018, confira e fique atento as novidades que podem surgir nos próximos dias.

 

Cronograma ENEM 2018

 

Prepare-se para o ENEM 2018

Portanto, vocês alunos que estão se preparando para esta edição do ENEM, não podem deixar de acessar e conferir o Nosso Canal do Youtube: DSMATEMÁTICA, com diversas playlists de material em vídeo aula e o melhor tudo inteiramente grátis.

 

Confira uma vídeo aula do nosso Canal que aborda questões de Trigonometria e suas respectivas resoluções!

 

 


Se esse artigo foi útil pra você, deixe seu comentário,dê sua opinião, curta e compartilhe essa informação com amigos!

Um forte abraço Professor Deivison Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *